quarta-feira, 16 de março de 2011

Flores para Anna Mouritzsen...



Morreu uma das pessoas mais especiais que cruzaram a minha existência... Anna Mouritzsen, já velha , quando a conheci, irradiava alegria, ternura, concórdia, serenidade... O cabelo branco de neve, o andar trôpego da idade, a fala presa numa qualquer deficiência (não sei dinamarquês, mas notava), o sorriso envolvente, o gesto apelativo... Anna recebeu-me de braços abertos, aquando da minha 1ª visita à Dinamarca, num aconchego de amiga intemporal... Não falávamos nenhuma língua comum, mas Anna Mouritzsen segurava a minha mão com ternura e falava, falava, eu deduzia, respondia em português ou inglês e a comunicação era magia!... No último Verão que passei com ela, no banco das "Mules", de copo na mão e gargalhadas soltas no entardecer, o Jan veio perguntar de que falávamos, num desafio... Uma em português e a outra em dinamarquês, confirmámos a sintonia perfeita da nossa conversa e curtição...
Adeus Anna Mouritzsen... É com música e vinho que me despeço de ti... Também com lágrimas que solto neste momento nosso... Vou ter saudades... Ouves estas músicas?... I see you do filme Avatar e Ever the rainbow daquele sul americano que já morreu?... Até aqui a sintonia é perfeita entre nós!... O teu corpo foi-se, mas o teu espírito era disto que gostava e disto vai continuar a gostar: ternura, amizade, convívio, bom-senso, alegria, empatia...
Comunicação era o que acontecia entre nós (como entre mim e os putos em Macau) e que os entendidos deviam estudar e compreender: comunicar é magia!... Tu, eu, os gestos, o olhar, o sorrir, o pulsar do coração, os sincronismos cerebrais...
Obrigada por teres ajudado a confirmar que comunicar é, essencialmente, linguagem do coração, que se serve de diversas estratégias para estabelecer interacção e criar relação... Nunca leste Pessoa, mas sabias "pensar com as emoções e sentir com o pensamento"...
Adeus ao teu corpo, que me permitiu visualizar a tua esplêndida alma...
Descansa em paz e, um dia, quem sabe, os nossos espíritos vão voltar-se a abraçar...
Até sempre Anna Mouritzsen!...

Sem comentários:

Enviar um comentário