quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Desabrochar...


Encorajada por Jorge Luís Borges, embalada pela sua poesia, talvez ainda tenha tempo de refinar a minha diferença...
"Se eu pudesse viver novamente a minha vida.
Na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido,
Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério.
Seria menos higiénico.
Correria mais riscos
Viajaria mais,
Contemplaria mais entardeceres,
Nadaria mais rios.
Iria a lugares onde nunca fui,
Comeria mais sorvetes
E menos favas.
Teria mais problemas reais e menos imaginários.
Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata
E minuciosamente cada minuto da sua vida.
Claro que tive momentos de alegria.
Mas se pudesse voltar atrás trataria,
De ter somente bons momentos.
Porque, se não sabem, disso é feita a vida,
Só de momentos; não percas o agora.
Eu era um desses que nunca
Iam a parte nenhuma sem um termómetro,
Um saco de água quente,
Um guarda-chuva e um pára-raios;
Se pudesse voltar a viver, viajaria mais leve.
Se pudesse voltar a viver
Começaria a andar descalço no princípio
Da Primavera
E continuaria descalço até ao fim do Outono.
Daria mais voltas no carrossel,
Contemplaria mais amanheceres,
E brincaria com mais crianças.
Se tivesse outra vez uma vida pela frente.
Mas vejam lá, tenho 85 anos e sei que estou a morrer".
Acredito que ainda vou a tempo, faltam-me mais de trinta anos, para viver e... Depois morrer sem penas!... Não existem tempos, ou idades para desabrochar...

Sem comentários:

Enviar um comentário