sexta-feira, 15 de abril de 2011

Saber esperar e segredos de juventude...



Relaxando na minha horta, olho as flores, divago e penso nas crianças... Uma das competências que devem adquirir: saber esperar!... Com o exemplo de quem?... É tudo para ontem, sem esperar, saborear, ansiar, imaginar, desejar... Existe um tempo (apesar da relatividade) para tudo: conceber, germinar, nascer, crescer, amadurecer...
Um amigo meu, um dia destes, falava com a filha que foi para Miami, fazer a tese de mestrado, através da Web Cam e, fez uma afirmação digna de análise: "filha com as novas tecnologias, nem chego a criar saudades, que é uma coisa tão portuguesa"...
Pois não!!... É bom ou mau?!... Honestamente, nem sei, mas ficou-me a afirmação a teclar os neurónios... Ensinamos aos meninos a importância de saber esperar, mas eles, constatam nos adultos, a ausência deste ensinamento.
A minha filha, por não saber esperar (ela não gosta deste comentário), viu-se obrigada a uma cesariana... Podia ter que ser, mas com um pouco mais de tempo, o meu neto podia talvez, ter nascido de parto natural!!... Para ela foi uma lição, porque perdeu as dores, mas igualmente o momento mágico do nascimento!...
Com a velhice, anseio cada vez menos e saboreio cada vez mais... Com intensidade, menos ansiedade (e ansiolíticos), a vida, apesar de todas as dores, pode ser mais colorida...

Não há muito tempo, numa das últimas reuniões de departamento, a Fernanda, disse que eu devia ceder o segredo da minha "juventude"!... Fiz uma lista:
Saber esperar - desde que nasci, que espero melhores dias, todos os dias...
Ausência de despeito/inveja - quando morrer, levo unicamente memórias e marcas no cérebro e no coração...
Honestidade/integridade - porquê e para quê enganar os outros e, menos ainda, a mim mesma?!...
Alegria/bom-humor - o riso e as gargalhadas são o melhor antídoto para as contrariedades, sofrimento, mazelas...
Partilha/solidariedade - se posso ajudar, aconchegar, afagar, porque não o fazer?...
Humildade/gratidão - grata por tudo (positivo e negativo) que a vida me tem oferecido (e eu escolhido); humilde, porque no Universo, mais não sou do que uma mísera nano-partícula...
Exercício físico/alma Avatar - a Natureza é Deus: inteligente, poderosa, misteriosa, magnânima, implacável...
Loucura, muita loucura/defeitos assumidos - segredos que partilho com as pessoas que habitam o salão principal do meu coração...
Amar - dizer/ mostrar diariamente aos outros, o quanto são importantes e decisivos na minha existência...
Coragem - olhar o espelho e ouvir "girassol, girassol, o que já foste e o que estás!...



Sem comentários:

Enviar um comentário